quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Agência de Notícias - JORNAL FLORIPA - www.jornalfloripa.com.br

Agência de Notícias - JORNAL FLORIPA - www.jornalfloripa.com.br

Choque' em bois causa maus-tratos nos rodeios, diz ONG

'Choque' em bois causa maus-tratos nos rodeios, diz ONG
No fundo dos bretes, longe das 35 mil pessoas que lotam as arquibancadas do estádio de rodeios do Parque do Peão de Barretos, os touros são conduzidos com "choques".


Para a ONG de defesa animal PEA, o instrumento é mais um a provocar maus-tratos aos animais.


Em Barretos, veterinários utilizam condutores de mão, com baixa amperagem, para "assustar" os animais e levá-los para as baias existentes atrás dos bretes (local de onde saem as montarias).


"O bastão com choque deve ser bonitinho [em Barretos], brilhante, enquanto em outros locais usam fios desencapados. Mas o efeito [negativo para o animal] é o mesmo", afirmou Carlos Rosolen, da PEA.


Orivaldo Vasconcelos, coordenador do centro de estudos de Os Independentes, alega que o equipamento, de um microampere, é utilizado para conduzir os animais para a frente. "Para que a pessoa não grite ou bata nos animais. Ele gera uma contração muscular súbita, mas só em caso de necessidade."


Ele negou que o aparelho seja usado para "acordar" os animais para as montarias. "Se aplicado em maior amperagem e mais vezes, o touro não pularia, já que sofreria relaxamento muscular."


A PEA trava uma briga judicial com Os Independentes, que está no Supremo Tribunal Federal. O PEA foi condenado por vincular o evento a maus-tratos e, por isso, recorreu, alegando "odiosa censura judicial à liberdade de expressão".


OUTRO LADO


Presidente de Os Independentes, Marcos Murta afirmou que, na Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, não há maus-tratos aos animais.


"Isso é impensável. Em Barretos não há nada disso, tanto preservamos os touros que investimos no Ecoa e estamos de portas abertas para as entidades que queiram conferir o que acontece aqui", afirmou.


Ainda segundo o presidente da festa, entidades como o PEA utilizam imagens de eventos fora do país como se fossem de Barretos para denegrir o evento. "Estamos à frente de países como EUA e Canadá nos cuidados e na preparação com os animais. Se existe maus-tratos, isso passa longe daqui."

http://www.jornalfloripa.com.br/brasil/index.php?pg=not%EDcia&id=12876


Nenhum comentário:

Postar um comentário