sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Mais de três mil animais são sacrificados em Rondonópolis - 24 Horas News - Seu portal de notícias em Mato Grosso

Mais de três mil animais são sacrificados em Rondonópolis - 24 Horas News - Seu portal de notícias em Mato Grosso: "igilância"

Miriam Trento
de Rondonópolis



Uma pesquisa feita pela equipe de Zoonoses de Rondonópolis, cidade do Sul de Mato Grosso, mostra que mais de 3 mil animais já foram mortos pelo método eutanásia nos últimos 18 meses. Só este ano mais de 1.500 pessoas já entraram em contato com o Centro de Zoonoses para buscarem seus animais por não quererem mais cuidar deles devido alguma doença. Com números preocupantes, o Conselho Municipal de Saúde decidiu pedir a normatização da "carrocinha" em Rondonópolis.

O gerente da Vigilância Ambiental, Edgar da Silva Prates, afirmou que a situação está insustentável, já que as pessoas pegam os animais para cuidar e depois quando eles ficam doentes não querem assumir a responsabilidade. “O animal adoece eles ligam para Zoonoses, mas o que não entendem é o setor não faz tratamento para animais e se não há para quem doar o animal é sacrificado”, diz.

De acordo com o gerente o serviço que é realmente do Zoonoses está deixando de ser feito para poder recolher animais que são rejeitados pelos donos. “Em 18 meses mais de R$ 211 mil já foram gasto em recursos que muitas vezes nem são de responsabilidade do setor. Temos que recolher animais com doenças graves e que não tem mais cura que pode colocar a vida de outras pessoas em risco”, fala.

Edgar fala que o fluxo de ligações para que se recolham os animais é enorme e que a maioria das pessoas não tem paciência para esperar. “São muitas ligações por dia, não é possível atender a todos de imediato, o local onde são deixados os animais está lotado”, explica.

O gerente afirmou que o próximo passo será convocar a sociedade e os órgãos da cidade para discutir o assunto. “Queremos discutir sobre o assunto com vereadores, promotoria pública e ongs para ver a melhor maneira de resolver o problema”, diz.

Uma das diretoras do Cantinho de Proteção Animal de Rondonópolis, Emmanuelle Moraes, comentou que a ong não é a favor da eutanásia em animais sadios e que essa não é a maneira de se resolver o problema. Segundo a diretora várias ações como castração, a proibição de procriação de animais em fundo de quintal e a punição para as pessoas que abandonam seu animal seria algumas das ações que melhoraria a situação. “As pessoas precisam ser punidas, porque elas pegam o animal depois resolvem que não querem mais e então entregam para o sacrifício. Depois passa algum tempo ela vai e pega outro para criar, isso está errado”, alega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário