sábado, 16 de julho de 2011

Uma 'tropa' animal para a Copa e as Olimpíadas

Dia 18 de agosto sorteio de 3 lindos chaveiros neste site para membros da Primavera Na Montanha. 

Polícia Federal contará com mais 180 cães especialistas em achar drogas e explosivos até 2014. Investimento previsto para importar cachorros ultrapassa 1 milhão de dólares


Rio - Com faro apurado e uma rotina intensa de treinos, a ‘tropa canina’ da Polícia Federal (PF) já começou os preparativos para proteger a cidade durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Até lá, a matilha da instituição será reforçada por 180 novos ‘agentes’ animais, especializados em localizar drogas e explosivos disfarçados ou escondidos sob qualquer formato.

Neafa realiza feira de adoção de animais
Prédio que abriga animais está com capacidade esgotada

Gazetaweb - Regina Carvalho
O movimento não era o esperado, mesmo assim os responsáveis pelo Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (Neafa) comemoraram mais uma edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos que acontece durante este sábado. 


Para a presidente do Neafa, Cristiane Leite, adotar um animal é uma escolha que deve ser feita com responsabilidade. “É preciso dar um verdadeiro lar aos animais. Ele não é um brinquedo. É um ato de responsabilidade”, disse a presidente do Neafa, entidade que se mantém com doações.


Entre vinte a 25 cães e quase a mesma quantidade de gatos estão aptos a serem adotados. São animais abandonados por seus donos ou que perambulavam pelas ruas e foram vítimas de maus tratos. A estudante Júlia Rocha sempre está no Neafa e costuma ajudar os novos donos na escolha. “Sou uma apaixonada por animais”, disse.


De tantos animais que chegaram à sede, no Farol, o prédio não tem mais estrutura, está com a capacidade esgotada. “Hoje seria necessário mais adoção porque não temos mais capacidade. O Neafa não é um abrigo. Tem por objetivo oferecer proteção”, acrescentou Cristiane Leite.


Os animais são entregues a seus novos donos vermifugados e esterilizados. Os que ainda não têm idade para a castração, já saem com a cirurgia agendada, por conta do Neafa.

Comportamento homossexual animal


1. O tema não foi suficientemente pesquisado pela ciência, mas pegando como referência o livro Exuberância Biológica - Homossexualidade Animal e Diversidade Natural, lançado em 1999 pelo biólogo norte-americano Bruce Bagemihl, e considerado o estudo mais completo sobre o assunto, a relação entre animais do mesmo sexo é mais comum do que se poderia imaginar.
2. No estudo, o biólogo observou que em mais de 450 espécies, principalmente de mamíferos e aves, a relação homossexual, mesmo sem gerar descendentes, faz parte da rotina de muitos animais. E mais: algumas espécies escolhem parceiros do mesmo sexo para toda vida.

3. As conclusões do estudo foram possíveis graças a dez anos de observações de campo, pesquisas e resgate de trabalhos divulgados e “abafados” há mais de 200 anos, além das várias entrevistas com zoólogos.
 
4. Esse mesmo estudo defende que a relação homossexual nos animais é diferente do que nos humanos que buscam sexo por prazer. Na maioria das espécies o comportamento homossexual tem funções diversas de acordo com a espécie. Pode ser uma alternativa para reduzir conflitos, garantir domínios de território criando alianças. Enfim, a homossexualidade animal pode ser considerada útil para os bichos, pois poderá ter significados sociais, de controle e de regulação social.
 
5. Fora desse grupo de animais protagonistas do estudo de Bruce Bagemihl, há bichos que se relacionam por motivos estritamente reprodutivos. Em muitos casos, esses comportamentos são bastante semelhantes aos relacionamentos heterossexuais. Em outros, a motivação do comportamento homossexual nem sempre é clara.

6. Trazendo o tema para o universo pet, os cachorros, por exemplo, só fazem sexo quando a cadela está no cio, período no qual as fêmeas liberam hormônios que sinalizam que está em um período fértil. Os cães motivam-se exclusivamente por cheiros provocado pelos hormônios.
 
7. Há ainda estudos que comprovam a grande importância dos comportamentos homossexuais para a evolução de várias espécies de animais. E você, meu leitor ou leitora, qual a sua opinião sobre o tema?

Dica animal
Nós criamos um página no facebook para promover a disseminação da posse responsável e também promover a adoção de animais. Ente no seu facebook e procure É o Bicho por Thereza Aragão: a página para encontrar sua cara metade pet.De:
http://www.opovo.com.br

MEIO AMBIENTE
Fazenda em Rio Claro recebe animais vítimas de cativeiroWagner Rodriguez
Rio Claro
Um projeto vem sendo desenvolvido em uma fazenda de Rio Claro com o objetivo de preservar o meio ambiente. Na Fazenda de São Benedito, localizada na estrada Mangaratiba-Rio Claro em uma área de 140 hectares, foi transformada em uma área para a soltura de animais após um convênio com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis).

A ação faz parte do Projeto de Soltura de Animais Silvestres, criado pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com o Instituto Chico Mendes, Ibama e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRJ).
Mais http://diariodovale.uol.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário