quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Gata desabarecida em Colorado há cinco anos foi encontrada a cerca de 3000 quilómetros de distância, em Manhattan (Nova Iorque)

A gata Willow escapou-se da casa da família há cerca de cinco anos, durante umas obras de renovação (o animal da imagem não é a gata em questão)A gata Willow escapou-se da casa da família há cerca de cinco anos, durante umas obras de renovação (o animal da imagem não é a gata em questão) (Christian Charisius/Reuters/Arquivo) 
A gata foi apanhada a vaguear por Manhattan e quando os funcionários do abrigo passaram oscanner pelo corpo do animal, detectaram a presença de um microchip subcutâneo junto ao cachaço da gata, indicou Richard Gentles, porta-voz do Animal Care & Control de Nova Iorque.

Nesse microchip constava a identificação da gata como pertencendo a uma família que vive junto às Rocky Mountains, no estado do Colorado, mais concretamente em Boulder.

Os funcionários do abrigo não sabem exactamente quem cuidou da gata durante todo este tempo, mas dizem que uma coisa é certa: ela não teria conseguido percorrer metade dos EUA sozinha.

“A gata estava em muito boas condições, limpa, até um pouco gordinha”, disse Richard Gentles. “Por isso alguém andou a tomar conta dela”, acrescentou.

A gata - que se chama Willow - pertence a uma família do Colorado com o sobrenome Squires. O animal escapou-se da casa da família há cerca de cinco anos, durante umas obras de renovação.

Tendo passado todo este tempo, a família já tinha perdido a esperança de encontrar o animal: "Há muitos coiotes e corujas aqui à volta. Quando ela desapareceu pusemos anúncios no Craigslist (um site de anúncios online), mas na realidade sempre achámos que ela teria sido comida por coiotes", disse à AP a dona de Willow, Jamie Squires.

A dona de Willow reconhece que ela e o marido ficaram "chocados" quando receberam uma chamada dizendo-lhes que a gata da família tinha sido encontrada em Nova Iorque, tendo imediatamente reconhecido o animal quando os responsáveis do abrigo lhes mandaram fotografias da gata por correio electrónico.

Mal a gata esteja pronta para viajar (é preciso fazer-lhe alguns testes e determinar se padece de alguma doença), subirá a bordo de um avião tendo como destino final a sua antiga casa. À sua espera estará uma família com três filhos (17, 10 e 3 anos) e dois cães (um Labrador chamado Roscoe, que chegou a conhecer Willow, e um mastim inglês chamado Zoe).

15.09.2011 - 10:58 Por PÚBLICO
http://www.publico.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário